No outsourcing de TI é possível terceirizar funções específicas separadamente e até mesmo todo o setor. Entretanto, geralmente o mais comum é que as empresas terceirizem atividades secundárias, como locação e gestão de ativos.
A empresa especializada fica responsável pelo fornecimento de impressoras, soluções de gestão de impressões e cópias. Além disso, os profissionais contratados ficam encarregados de instalações, treinamentos dos usuários, suporte técnico, atualizações, manutenções e transporte de suprimentos.
Outsourcing de ativos de TI
Com o serviço, é possível fazer a locação de itens como desktops, scanners, notebooks, smartphones, tablets, etc.
A empresa também pode oferecer sistemas de gestão para controlar os hardwares, acompanhando os ciclos de vida e quando devem ser feitas novas manutenções e atualizações. Além disso, a empresa contratante pode solicitar configurações, softwares ou produtos específicos no equipamento locado, como uma licença ou algum processador específico.
Outsourcing de infraestrutura
A empresa de outsourcing de infraestrutura de TI atua no gerenciamento de servidores e sistemas, garantindo disponibilidade, segurança e privacidade, assim, o contratante delega a parte técnica desse gerenciamento e a sua equipe pode focar em outras tarefas.
Full outsourcing de TI
É realizada a terceirização completa do setor de tecnologia da Informação de uma companhia. O objetivo é otimizar e monitorar operações, garantindo maior eficiência e produtividade. A empresa de outsourcing pode deslocar colaboradores para atuar dentro da empresa contratante para que as solicitações sejam realizadas de forma mais assertiva.